domingo, 6 de novembro de 2011

Claustro dos Jerónimos (1)

Inicio aqui no meu blog algumas indicações sobre o Mosteiro dos Jerónimos. As fotos são minhas e quanto ao texto baseou-se nas explicações do António Telmo e também do grande orientador, professor, mestre... e grande amigo Carlos Vieira. Visito monumentos e mais monumentos, sempre com as suas explicações, que não são as que estão nos livros comuns... Estão em corações especiais e escritos especiais. O Carlos é um grande conhecedor destas matérias e explica muito bem. Estudou religiões comparadas na Suíça e teve outros mestres... E haveria muito mais a dizer... Mas espero que um dia seja ele a fazê-lo.




Claustro dos Jerónimos

Claustro significa o oculto, o fechado.
Toda a ornamentação interior do Claustro é do Boitaca.

Há neste claustro, dispostos a toda a volta pelo lado de dentro, vinte medalhões, que parecem decisivos para quem pretenda alcançar uma interpretação esotérica dos Descobrimentos. Combinam-se, nos seus medalhões, motivos ornamentais alusivos à vida, paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo (Lados ocidental e oriental) e aos Descobrimentos (lados norte e sul).
1º Grupo (lado ocidental)
Letra X, primeira letra do nome grego de Cristo, também podemos ver neste X nada mais nada menos que a cruz de Sto André.


4º Grupo (lado sul):
O sol.

Logo inicia-se pelo claustro Ocidental e termina-se no claustro sul.
Inicia-se com o X e termina-se com o sol. O X é o ponto de partida, o sol é o ponto de chegada.Sem esta determinação, não é possível apreender o sentido do claustro. A partir dela, podemos afirmar que o claustro descreve, no seu movimento de ocidente para oriente, pelo norte, até acabar no sul, momentos e aspectos da "iniciação " da Arte Régia. Estamos perante a própria iniciação do navegador Nicolau Coelho.

Continua no Claustro dos Jerónimos (2), que pouco e pouco irei publicando...

Sem comentários:

Enviar um comentário