segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Claustro dos Jerónimos (2) - Portal a ocidente


(Lenda) Escudo das armas de Portugal partido


Reza a lenda que no meio do arco que fica sobre o portal voltado para ocidente, vê-se um escudo das armas de Portugal, e que sendo uma pedra inteiriça se partiu ao meio, como se pode ver ainda hoje. Aconteceu quando em África morreu o Senhor El Rey D. Sebastião. Quando os reis faleciam, fazia-se esta cerimónia, quebravam-se os escudos. Diz a crónica do Maximo Doutor e Príncipe dos patriarcas são Jeronymo, dedicada a D. João V por Frei Manuel Baptista de Castro, que esta perda foi tão grande , que até as pedras milagrosamente a sentiram. Esta pedra quebrou-se com um grande estrondo e assim se conserva até hoje.






4 comentários:

  1. Adoreiiiii :-) Estes detalhes são dignos de profissional :-) Que bom ler estas coisas :-)

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais obrigada por estares aqui.
    Fico contente por gostares... Estes textos fazem parte de um passatempo, se assim lhe posso chamar, desde muito nova que gosto do outro lado da historia... Como tenho visitado bastantes monumentos, aqui vou deixando um pouco do que me foi transmitido e que tenho lido.
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Tenho uns antigos guias de Portugal , que já nem se publicam, em casa. São guias extraordinários - as páginas são finas como aquelas das biblias e têm umas letras muito pequeninas. Para além da parte de Arte e História , têm descrição de tradicões e costumes de Portugal que são extraordinários. Temos de marcar um dia de tertulia para partilhar estas coisas :-)
    Bj :-)

    ResponderEliminar
  4. Claro, combinamos já... Diz quando... Bj Gd

    ResponderEliminar