terça-feira, 10 de abril de 2012

Nasci há 45 anos...

Esta canção era ne cantada)

1,2,3 Vou nascer outra vez... Vou mesmo...


Faz hoje 45 anos que nasci... No dia da romaria de Castelo Branco, Nossa Senhora de Mércoles.
Chovia muito, a minha mãe já nao foi almoçar à Romaria, mas depois do almoço ainda foi à nossa Sra da Póvoa, outra romaria. Mais um bocadinho e nascia nas romarias. Aliás a minha vida muitas vezes parece uma autêntica romaria. Ainda não sei bem para onde mas parece.
Chamei-me Lurdes de imediato, nome da minha madrinha. Assistiram ao meu nascimento a minha madrinha, a minha tia Silvinha, a D. Conceição da Lousa, e a D. Teresa Barbas. Mais um bocado uma autêntica procissão... Tinha 2,600 kg, e nasci às 00:50, na minha cidade de Castelo Branco. Em casa, era assim na altura... Dava tantos ponta´pes que nasci com os pés grandes e achatados. perguntei à pouco à minha mãe, qual a primeira pergunta que tinha feito:
É perfeitinha?
Percebo a sua intenção, disseram que era... Seria! Sou! Pelo menos fica a intenção... A minha mãe referia-se só ao físico... Não é só, mas pronto...
A primeira palavra que pronunciei foi: má... Bolas não é facil, pés grandes, pontaése, má... Andei muito tarde, falei muito cedo. Como não andava os meus padrinhos foram ao Porto comprar um andarilho (que a minha mae diz que foi o que me valeu)...
Dormia bem, muito caladinha, uma verdadeira menina... Que só ás vezes chorava. Tinha um mémé de borracha lindo, que me deu a Tia Isabel... E a chupeta denominava-a de "bica".
Fui para o infantário pequenina. Chorava, vomitava, uma autêntica tormenta, mas tinha que ir. A minha avó ajudava-me muito. Pois quando regressava a casa tratava de mim, ou então a D. Teresa. Que sempre me tratou como uma filha. Desde os 6 anos, nunca mais os vi... Que pena...
Tive um automovel de pedais vermelho, um triciclo de banco azul, na quarta classe uma bicicleta òrbita amarela, e depois uma orbita azul de mudanças no meio.
Não tenho irmãos, mas adoro as minhas primas. Apesar da vida não nos juntar, insistimos.
O meu pai cantava para mim...
Lembro-me de tanto, tanto...
Agradeço o estar aqui a escrever... No meu blog como foi o meu nascer...
Obrigada por estarem na minha vida.
Acabei de nascer à 45 anos...
Que bom... Mesmo...
A Romaria:

5 comentários:

  1. Parabéns pelos 45, Lurdes,

    Engraçado, publicas um video do ano em que eu nasci: 1959, bom ano de colheitas...

    Continua a voar, são os meus desejos.

    Beijinhos e abraços,

    PQ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro dei-te os parabéns por email. Pois somos carneiros do mesmo dias... Que interessante publicar o video do ano em que nasceste. Não existem acasos. Obrigada mais uma vez por estares aqui. Sou muito feliz desde que construí este blog e te conheci...
      PARABÉNS...
      Bjos
      Lurdes JC

      Eliminar
  2. Lurdes adorei saber a tua história de nascimento e obrigada pois com a tua descrição conseguimos rir,sorrir, e comover-nos. Bjos Luisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa!
      Que bom estiveste aqui no meu blogue... Pois é, a minha história dava um filme... Aliás tudo neste momento se fosse filmado era uma autêntica comédia de mudança...
      Espero estejas bem...
      Um grande abraço
      Lurdes Jóia
      Volta sempre... Sabes adoro comentários...

      Eliminar
  3. Bonita descrição desde o nascimento. Que bom saberes e sentires o amor dos que te rodearam desde que nasceste.
    Nascer e morrer são momentos únicos nas nossas vidas e quando esses acontecimentos são rodeados de carinho e ternura vais um dia, lá em cima dizer:" Valeu a pena viver".
    Aquele abraço, Luluzinha...
    Que venha o meio século, depois passes a sex-agenária, depois e octogenária e por aí fora mas sempre com qualidade de vida.

    ResponderEliminar