domingo, 30 de setembro de 2012

Chinese Moon... Feliz festival do Outono...



O meu primeiro emprego foi ensinar português a alunos chineses, que trabalhavam na Embaixada da R. P. da China em Lisboa.
Assim foi ensinei desde a Sra. Embaixatriz, à consulesa,  à esposa do Sr. Conselheiro Cultural e Politico, etc.
O meu primeiro aluno foi o Sr. Xu com quem sempre mantive uma amizade e uma ternura  por ele, que bom que era ensinar quem tanto quer aprender e tanto se dedica.
Tenho tantas saudades desses tempos.
Não haviam ainda computadores a ajudar, recortava imagens dos jornais, revistas, e colava em folhas depois escrevia em português os nomes dos objectos.
Mais tarde fui convidada a trabalhar na Embaixada a tempo inteiro, aceitei.
Fui a primeira portuguesa a trabalhar ali. Trabalhei durante 10 anos  mas a determinada altura da minha vida resolvi estudar novamente, escolhi a Medicina Tradicional Chinesa e assim foi.
Entrei para a Embaixada da R. P. da China em 1992 e saí em 2002, foram 10 anos certinhos. Não conseguia conciliar as duas profissões.
Numa determinada altura desse percurso, cheguei a considerar-me chinesa, mas na verdade era uma mera ilusão... Não encaixava, quando saí voltei a sentir a minha veia portuguesa a pulsar. Fui muito feliz ali e ainda hoje me lembro todos os dias do meu trabalho para o governo chinês.
Hoje estava aqui a relembrar essa minha passagem, todas as viagens que fiz à China e lembrei-me do Moon Festival. Que se comia sempre o bolo da lua e se contemplava aquela lua tão cheia e brilhante.
Hoje sou professora de Medicina Tradicional Chinesa, na área da Tui Na e sinto que a vida apesar de dar tantas voltas me trás sempre uns momentos mágicos de ensino.
Quero agradecer tudo o que tenho vivido, transmitido e aprendido com a magia do conhecimento chinês.


Foi entre duas cordas de saber que me sentia. Ao mesmo tempo dividia-me entre Portugal e China... Ainda hoje me sinto assim como este Erhu...

Hoje festeja-se o Festival do Outono na China, come-se o Bolo da Lua e sente-se a sua alegria.


Sem comentários:

Enviar um comentário